No âmbito do projeto “Oficina de Olaria”, dinamizado na Escola Secundária de Molelos do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo e apoiado pela Junta de Freguesia de Molelos, teve lugar, no passado dia 20 de fevereiro, um workshop que contou com a presença da Olaria ARTAntiga, dos irmãos Luís e José Lourosa. Neste workshop participaram os alunos inscritos na Oficina, bem como outros membros da comunidade escolar que quiseram associar-se a este evento.
Sob o mote “A moreArte para o Amanhã”, este foi o primeiro de um conjunto de workshops que pretendemos levar a efeito, com a colaboração da Junta de Freguesia e em articulação com todas os Olarias de Molelos.
O workshop insere-se no projeto que visa a valorização do património identitário da freguesia, na qual se insere a Escola Secundária de Molelos, e a articulação entre a escola e a comunidade que a rodeia, fomentando o conhecimento e reforçando a importância que a olaria tem, quer no contexto local, quer nacional e/ou internacional.
Esta sessão incidiu sobre a aprendizagem de algumas técnicas básicas de manuseamento do barro e de criação de pequenas peças decorativas e utilitárias, embora de forma muito rudimentar. Para isso, contou-se com a disponibilidade do oleiro Luís Lourosa que, de um modo muito profissional e entusiasta, envolveu e motivou todos os participantes.
O sucesso evidente deste workshop inspira-nos a prosseguir, dado que proporcionou aos participantes a oportunidade única de experienciar esta arte tão enraizada na nossa cultura local e que nos enche de orgulho!
É nossa convicção que projetos desta natureza promovem o que de melhor se faz na nossa comunidade, estando conscientes que a sobrevivência desta ARTE dependerá não só deste tipo de experiências junto das gerações mais novas, como também da própria abertura e incentivo das Escolas!
Os dinamizadores da oficina,
Manuela Matos, Luís Arede, Isabel Viegas e Paula Tavares Marques