No âmbito do Dia Aberto à Ciência, dia 31 de maio, os alunos do 7° ano e a turma do 8°B tiveram a oportunidade de operacionalizar um projeto STEM (science, technology, engineering and mathematics) da Texas Instruments, envolvendo um sensor de temperatura e o TI-Innovator HUB.
O programa escrito em linguagem Python foi adaptado para estes níveis de escolaridade pelos docentes António Semedo e Olga Pestana e foi operacionalizado pelos docentes José Ângelo Sacras e Olga Pestana.
Neste projeto foram trabalhados conceitos matemáticos, tais como a recolha de dados (temperatura corporal), a organização dos dados em classes, em tabelas de frequências absolutas e relativas, o cálculo da média e o registo das conclusões sobre o humor de cada turma. Os alunos aplicavam o sensor no dedo através de um anel (limpador de cachimbo) e de acordo com a sua temperatura, registavam o seu humor, atendendo aos valores de referência.
Foram evidentes momentos de grande cumplicidade entre os alunos e os docentes num ambiente de aprendizagem divertido e estimulante do ponto de vista pedagógico.
O feedback dos alunos foi muito positivo."