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Prémio - Selo Protetor pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos da Crianças e Jovens.
by AETCF - Wednesday, 21 November 2018, 5:20 PM
 

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O Selo Protetor pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens ( segundo o regulamento) , o Agrupamento tem que colocar o selo nos documentos oficiais ( folha timbrada que a escola está a tratar) e tem, também, que constar como elemento visual da página do Agrupamento. Esta situação será por um período de 2 anos. Esta continuidade depende das boas práticas ao nível da promoção dos Direitos Humanos das Crianças e da articulação estreita com a CPCJ local/ outras.

Quanto ao logo da Unesco como membro das Escolas associadas( pertencemos a Rede de Escolas associadas da Unesco, desde julho, data em que recebemos o certificado) também tem que ser introduzido nos documentos emanados pelo Agrupamento (já seguiu para se resolver juntamente com o anterior) e colocado na página.

O nosso grande tema é: A Paz e os Direitos Humanos.

Segundo a Unesco, uma Escola Associada da UNESCO pratica um ensino intercultural e deve ser democrática e participativa nas suas estruturas e métodos. Deverá igualmente adotar como critérios o trabalho de equipa, um elevado padrão de qualidade, um ambiente criativo e empreendedor e num sentido ético.

Devem assentar o seu trabalho no pressuposto de que o conhecimento, a familiarização e a colaboração com outros povos e culturas são enriquecedores e vitais. As Escolas Associadas devem constituir uma rede por meio do estabelecimento de elos de comunicação entre si e da organização de encontros. Devem também procurar a colaboração com diferentes parceiros, como por exemplo, entidades oficiais e instituições, ONG, meios de comunicação social, organizações privadas, empresas, etc.

A escola associada compromete-se:

  • A desenvolver atividades inovadoras e elaborar novas abordagens, métodos e recursos pedagógicos para promover a paz e uma educação de qualidade para todos.
  • A tomar parte nas iniciativas da UNESCO, projetos emblemáticos, campanhas, concursos e a testar materiais e projetos pedagógicos
  • A reforçar a cooperação entre as escolas, participando em parcerias e assegurar a partilha de experiências e competências
  • Inspirar-se nos quatro pilares de educação Delors, Aprender a fazer, Aprender a ser, Aprender a conhecer, Aprender a viver juntos
  • A enviar ao Coordenador Nacional um relatório anual sobre as atividades da escola.

A UNESCO recomenda que o certificado seja exposto em espaço visível para toda a comunidade educativa.