Com a introdução de metodologias inovadoras, os alunos aprendem conceitos matemáticos utilizando a robótica. Esta abordagem prática e interativa torna o ensino mais envolvente e eficaz.
Os alunos utilizaram calculadoras gráficas Ti-Nspire CX II - T e o TI-Innovator Rover da Texas Instruments, para resolver problemas matemáticos, o que não só facilita a compreensão de tópicos complexos como também desperta o interesse pela tecnologia e programação. Esta combinação de matemática e robótica promove o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipa.
O balanço foi muito positivo, tendo os alunos referido que aprender matemática com a robótica é muito mais divertido e que os ajuda a perceber melhor a matéria.
A professora Olga Pestana, responsável por implementar esta metodologia, há 4 anos na escola, explica: "A robótica melhora a predisposição para a aprendizagem. O contacto com o rover trouxe uma nova dimensão ao ensino da matemática. Integrando a tecnologia na sala de aula temos alunos mais motivados e participativos, ajudando-os a preparar-se para os desafios do futuro".