No dia 31 de maio decorreu, na Escola Secundária de Molelos, o "Dia Aberto à Ciência" que contou com a realização de várias atividades, dirigidas aos alunos do 6.º ano e terceiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, promovidas pelos grupos disciplinares do departamento de Matemática e Ciências Experimentais, grupos de Artes e Tecnologias, Educação Física, Geografia, Filosofia, e pelo Clube Ciência Viva.
As atividades foram dinamizadas por professores e alunos do ensino secundário do Curso Científico Humanístico, alguns alunos do terceiro ciclo e alunos do Clube Ciência Viva, com a receção, distribuição e acompanhamento dos alunos do 6.º ano pelas várias atividades, a cargo dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Animação em Turismo. No período a partir das 19.00h, as atividades foram dirigidas a toda a comunidade educativa.
Projeto STEM "Cores e Emoções"
Os alunos do 7.º ano e a turma do 8.° B tiveram a oportunidade de operacionalizar um projeto STEM (science, technology, engineering and mathematics) da Texas Instruments, organizado pelo grupo disciplinar de Matemática e Informática, envolvendo um sensor de temperatura e o TI-Innovator HUB. Neste projeto foram trabalhados conceitos matemáticos, tais como a recolha de dados (temperatura corporal), a organização dos dados em classes, em tabelas de frequências absolutas e relativas, o cálculo da média e o registo das conclusões sobre o humor de cada turma. Os alunos aplicavam o sensor no dedo através de um anel e, de acordo com a sua temperatura, registavam o seu humor, atendendo aos valores de referência.
Escape Room Matemático
O grupo disciplinar de matemática organizou e dinamizou um empolgante "escape room" matemático, com a colaboração de um grupo de alunos do 10.º ano do curso profissional de Técnico de Animação em Turismo na condução da atividade, combinando a resolução de problemas com trabalho de equipa e desafiado os participantes a usarem as suas habilidades matemáticas para escapar de uma sala temática. A sala continha enigmas e desafios que exigiam raciocínio lógico e conhecimento matemático, proporcionando uma experiência divertida e educativa para todos os envolvidos.
A atividade "Hora do Código"
Os alunos do 6.° ano do AETCF tiveram a oportunidade de participar na atividade "Hora do Código", organizada pelo grupo disciplinar de informática do AETCF e dinamizada por um grupo de alunas da turma do 9.º B da Escola Secundária de Molelos. A atividade "Hora do Código" procurou despertar nos alunos o interesse pelas ciências da computação e promover o pensamento computacional com atividades de resolução de problemas através de desafios de programação, adequados ao nível de escolaridade.
Laboratórios de Física e Química
O grupo disciplinar de Físico-Química organizou um conjunto de atividades experimentais, com a colaboração dos alunos do 11.º ano e 12.º ano de Química, relacionadas com "Métodos de separação dos componentes de misturas homogéneas e heterogéneas", "Ácidos e Bases" e "Eletricidade".
Complementarmente, o Clube Ciência Viva criou um espaço onde se dinamizaram atividades práticas, com a colaboração dos alunos do clube, do 8.º B e 9.º A, no âmbito dos temas "Energia – processos de transferência", "Fenómenos óticos" e "Luz e cor". Expuseram-se ainda as plantas do Horto Pedagógico do clube e montou-se a exposição "Viagem pelo Universo Escuro", cedida pelo Centro de Ciência Viva "Rómulo".
Decorreu ainda uma palestra dinamizada pelo astrofísico Dr. Alexandre Aibeo intitulada "O Sol Tranquilo?" dirigida aos alunos do 10.º e 11.º anos e terminou-se com uma Observação Astronómica para toda a comunidade educativa, contando com o apoio e orientação do Dr. Vitor da Associação de Divulgação de Astronomia, Viseu (OFIUCO).
Laboratórios Biologia e Geologia
Um grupo de alunos do 9.º B dinamizou atividades relacionadas com os conteúdos lecionados nas aulas de Ciências Naturais, nomeadamente demonstrações do funcionamento e morfologia do coração (sistema cardiovascular) e morfologia e funcionamento dos pulmões e vias respiratórios (sistema respiratório, recorrendo a corações e sistema respiratório de animais (porco e borrego). Os alunos do 10.º ano apresentaram também à comunidade um conjunto de processos da fisiologia e da bioquímica do reino das plantas.
Os alunos do 11.º ano divulgaram algumas atividades realizadas ao longo do ano letivo, relacionadas com os conteúdos da Geologia, nomeadamente a apresentação de uma maquete da parte mais superficial da Terra e deformações a que as rochas foram sujeitas (falhas e dobras), amostras de mão de minerais e breve explicação da forma como podem ser identificados, visualização de fósseis e a sua importância para o conhecimento da vida na Terra, amostras de mão dos diferentes tipos de rochas (sedimentares, magmáticas e metamórficas) e alguns aspetos que conduziram à sua formação e simulação da atividade vulcânica efusiva e explosiva e de materiais vulcânicos resultantes, respetivamente, de cada tipo de atividade.
Workshop – Construção de armadilhas
O grupo disciplinar de Geografia dinamizou o Workshop "Construção de armadilhas para vespas asiáticas e moscas-da-fruta", com a colaboração de alunos do Clube Ciência Viva. Com a realização esta atividade pretendeu-se sensibilizar a comunidade escolar para os perigos/consequências associados à vespa asiática (Vespa velutina) e a importância da construção de armadilhas para combater esta espécie invasora e proteger as abelhas e as culturas agrícolas, bem como promover a segurança das pessoas. Também foram construídas armadilhas para as moscas-da-fruta, uma vez que esta espécie é responsável por elevados estragos nas diferentes fruteiras.
ReSinto - jogos promotores da inteligência emocional
Os alunos de Psicologia do 12.º A e 12.º B dinamizaram um conjunto de jogos e atividades lúdicas (ReSinto) com o objetivo de promover a inteligência emocional, refletindo sobre a qualidade das relações interpessoais, fomentando o pensamento crítico e reflexivo, identificando e lidando com as emoções e desenvolvendo competências pessoais e sociais.
Cinema de animação
O grupo disciplinar de Educação Visual dinamizou um workshop sobre cinema de animação utilizando a técnica de "stop-motion". Este workshop foi conduzido pelos alunos do 7.º ano da turma B e destinaram-se aos alunos visitantes dos segundo e terceiro ciclos.
Ateliê de Eletricidade
Os alunos do 9.º ano das turmas A, B e C patentearam um Ateliê de Eletricidade.
O Projeto resultou de um trabalho colaborativo entre as disciplinas de Físico-Química e de Educação Tecnológica.
Foram abordados conteúdos científicos, como a medição de grandezas físicas elétricas (tensão e resistência), verificando como varia a tensão e a corrente elétrica nas associações em série e em paralelo. Estabeleceram-se relações entre correntes elétricas e tensões elétricas em diversos pontos de circuitos simples e montaram-se associações de recetores em série e em paralelo. Esta atividade teve como objetivo que os alunos de 9.º ano transmitissem aos alunos visitantes, num ambiente de laboratório de experimentação, informações e decisões, fazendo uso da criatividade, gerindo ideias e dando respostas, em ambiente real e de risco reduzido.
Modalidades Desportivas
O grupo de Educação Física participou com a experimentação de duas modalidades desportivas, o Ténis e o Tumbling, durante a manhã. Na parte da tarde, promoveu um torneio de Voleibol entre alunos, e um jogo entre professores e alunos.
Esta iniciativa do Grupo de Educação Física teve como parceiros a Associação de Educação Física e Desporto de Tondela (secção da Ginástica) e o Clube Desportivo de Tondela (secção de Ténis).
No decurso das várias atividades, foram evidentes momentos de grande cumplicidade entre alunos e docentes, num ambiente de aprendizagem divertido e desafiante, visando estimular o entusiasmo pela ciência e pela aprendizagem. O "feedback" recebido por parte dos alunos e restante comunidade educativa foi muito positivo, elogiando a criatividade e qualidade dos desafios e a organização da atividade.